Capsulite Adesiva do Ombro

Capsulite Adesiva do OmbroA capsulite adesiva do ombro ou ombro congelado é umas das síndromes dolorosas do ombro a que mais gera polêmica, tanto do ponto de vista terapêutico como diagnóstico.

A sua causa é desconhecida, porém sabe-se de sua associação com doenças aparentemente sem relação direta com o ombro.

Em 1872 Dr. Duplay descreve a rigidez dolorosa do ombro e atribui a sua causa à aderências fibrosas da bursa e descreve seu tratamento pela manipulação do ombro sob anestesia, naquela época, feita com clorofórmio.

Na capsulite adesiva, a cápsula articular, a qual reveste por dentro a articulação do ombro, sofre um processo inflamatório e encolhe, encurta, limitando os movimentos do ombro e causando desconforto e dor.

A limitação de movimento e dor no ombro também pode ser causada pela tendinite do manguito rotador, tendinite do cabo longo do bíceps, AVC (Acidente Vascular Cerebral), epilepsia, uso de fenobarbital, lesões na coluna cervical e quando há associação com outras doenças como diabetes, doenças da tireóide e também pela falta de uso como em imobilizações do membro superior muito prolongada.

A dor que se agrava rapidamente é o primeiro sintoma da doença que progride em três fases:
Na primeira fase, chamada aguda, a dor no ombro cresce rapidamente e passa também a ser dor noturna, que perturba o sono e pode afetar o psiquismo do paciente. A mobilidade do ombro é muito dolorosa e os movimentos perdem sua amplitude. Esta fase dura de três a seis meses.
A segunda fase é chamada de fase de congelamento, a dor diminui de intensidade, mas persiste à noite e na tentativa de movimentação do ombro, que se apresenta rígido. Esta fase dura cerca de doze meses.

A terceira fase é chamada de descongelamento. Ela é caracterizada pela liberação progressiva dos movimentos, que podem demorar até 24 meses para retornar totalmente.
O diagnóstico é feito por artro-ressonância magnética do ombro, onde o contraste é injetado, na tentativa de distender a cápsula articular para avaliarmos o volume capsular e a retração dos ligamentos.

O tratamento é clinico, com analgésicos, antiinflamatórios, antidepressivos (amitriptilina), bloqueio do nervo supra escapular com anestésico, fisioterapia para analgesia e atualmente com a hidroterapia tem se obtido resultados muito bons, com ganho de movimento e eliminação da dor.

O tratamento cirúrgico só é indicado quando a falha do tratamento conservador mesmo após um ano da doença.

A cirurgia é feita por via artroscópica com a soltura de toda a cápsula articular e ligamentos.

O tratamento com medicamentos e inicio precoce da hidroterapia, complementam o tratamento cirúrgico e mesmo assim o retorno à mobilidade é demorado.

Na capsulite adesiva do ombro nos sentimos como o personagem Horácio, de Mauricio de Souza, com os “braços curtos”.

Mauricio Salomão Fadel
Especialista em ortopedia e traumatologia e Medicina Esportiva pela Escola Paulista de Medicina.
Membro titular da sociedade brasileira de medicina do ombro e cotovelo.
(SBCOC e SBOT)

A IREP/Zekcersports  sé uma clínica multidisciplinar especializada em várias disciplinas como  fisioterapia esportiva  e medicina e traumatologia do esporte. Nossa clínica moderna reúne alguns dos melhores profissionais nas diversas áreas com o objetivo comum de levaras pessoas de volta para seu esporte e atividade de forma rápida e eficiente. Cuidamos de lesões causadas pelo esporte, seja por lesões traumáticas ou por over training. Nosso objetivo visa avaliar e cuidar do atleta amador e profissional desde a prevenção  até a cura das lesões.

Nossos profissionais permanecem na vanguarda, participando regularmente e apresentando inovações em cursos e congressos no Brasil e no exterior. O Especialista em medicina esportiva ajuda pacientes a maximizar a função e minimizar a deficiência e tempo longe do esporte e do trabalho.

Conhecimentos específicos em cirurgias por videoartroscopia das articulações e procedimentos reconstrutivos como  por exemplo reconstrução do ligamento cruzado anterior  e tratamento das lesões dos meniscos nos joelhos, lesões do manguito rotador no ombro ou lesões ligamentares do tornozelo promovem uma rápida recuperação e retorno ao esporte.

Benefícios do Pilates

Benefícios do Pilates para o corpo:

  • melhora da capacidade vascular;
  • melhora da força, flexibilidade, alongamento, resistência e controle motor;
  • fortalecimento da musculatura abdominal;
  • melhora da consciência corporal, levando a sensação de leveza;
  • reeduca a postura fazendo o alinhamento/simetria corporal;
  • elimina dores crônicas por trabalhar os músculos que sustentam a coluna.
  • reabilitação de lesões;
  • controle de peso.

Benefícios do Pilates  para a mente:

  • alivia o stress, diminuindo tensão e fadiga;
  • desacelera os processos degenerativos e de envelhecimento;
  • trabalha a concentração mantendo a mente alerta;
  • revitaliza o corpo melhorando a saúde física, mental e emocional.
  • melhora da auto estima.

Leia mais: Pilates

 

 

O que é ATM?
Articulação Temporomandibular, responsável pelos movimentos da boca.

O que é DTM?
Disfunção Temporomandibular. Sinais e sintomas mais freqüentes: dores na ATM, face, cabeça, cervical, zumbido, ruídos articulares,dificuldade ao abrir a boca, mandíbula travada.

No tratamento da DTM, a Acupuntura tem se mostrado eficiente na diminuição das dores, devido efeito analgésico, antiinflamatório e relaxante muscular.

Promovendo a liberação de endorfinas e serotoninas, substancias responsáveis pela sensação de bem estar, alivia o estresse, cansaço, irritabilidade. Duração do tratamento: 8 a 10 sessões de 40 minutos aproximadamente.

A frequência pode variar de 1 a 2 vezes por semana, depedendo de cada caso e também pode ser potencializado com massagens, calor, eletroestimulação, alongamento, terapia manual, cinesioterapia,stiper.

Bandagens Funcionais

Quem tem acompanhado o  mundo dos esportes, deve ter notado que muitos atletas estão usando fitas coloridas em diferentes partes do corpo, essas fitas são as bandagens funcionais.

A bandagem funcional é uma técnica de bandagem para reabilitação, desenvolvida para facilitar o processo de cura natural do corpo, promovendo a mobilização dos tecidos moles, além de suportar e estabilizar os músculos e articulações sem a restrição da amplitude de movimento. Essa técnica pode aliviar a dor e facilitar a drenagem linfática, diminuindo a inflamação em áreas afetadas.

O mais interessante nessas bandagens é a fácil aplicação, a longa durabilidade (em média de 3 a 5 dias), pode ser utilizada em pessoas de qualquer idade, para disfunções ortopédicas, neuromusculares, neurológicas, entre outras.

A avaliação e a aplicação dessa técnica deve ser realizada por um profissional certificado no método, e claro, que tenha conhecimento de anatomia e biomecânica.

O CORE ou centro de força é um grupo de músculos profundos que ficam localizados na região central do corpo e tem como função a estabilização de tronco e pelve, sendo extremamente importante para a manutenção da postura e economia de energia, já que a estabilidade central permite uma melhora no padrão motor, ou seja, movimentos com muito mais qualidade e coordenação.

Estando com o centro de força ativado, todos os músculos irão absorver impactos e dissiparão a energia que poderia afetar a coluna, além de manter e alinhar a postura, o que é imprescindível para a boa saúde de nossa coluna.

A capsulite adesiva do ombro ou ombro congelado é umas das síndromes dolorosas do ombro a que mais gera polêmica, tanto do ponto de vista terapêutico como diagnóstico.

A sua causa é desconhecida, porém sabe-se de sua associação com doenças aparentemente sem relação direta com o ombro.

Em 1872 Dr. Duplay descreve a rigidez dolorosa do ombro e atribui a sua causa à aderências fibrosas da bursa e descreve seu tratamento pela manipulação do ombro sob anestesia, naquela época, feita com clorofórmio.

Na capsulite adesiva, a cápsula articular, a qual reveste por dentro a articulação do ombro, sofre um processo inflamatório e encolhe, encurta, limitando os movimentos do ombro e causando desconforto e dor.

Leia mais: Capsulite Adesiva do Ombro

 

 

Lesão do Menisco

Em relação à fisioterapia, dependerá da gravidade da lesão, podendo tentar-se inicialmente o tratamento conservador (não-cirúrgico) para alívio de dor, ganho de força muscular, manutenção da amplitude de movimento, melhora da estabilidade articular e possível retorno às atividades físicas.

Leia mais: Lesão do Menisco

Lesões Musculares

O tratamento fisioterapêutico consiste em controlar o processo inflamatório e a dor assim como fornecer condições para a cicatrização e reparação tecidual adequada.

Leia mais: Lesões Musculares

Tendinite de Supraespinal

A fisioterapia é indicada em todos os estágios da lesão (aguda ou crônica) e consistirá em aliviar o quadro álgico por meio de medidas analgésicas; identificação de possíveis elementos desencadeadores de sobrecarga no tendão; restauração da mobilidade articular e força muscular e auxílio na reparação tecidual.

Leia mais: Tendinite de Supraespinal

IREP

Clínica de Fisioterapia Tatuapé IREP

Clínica de fisioterapia IREP é um instituto de reabilitação esportiva e pilates, especializado em reabilitação e prevenção de lesões esportivas e ortopédicas. Clínica IREP constituído em 2004, localizado no Jardim Anália Franco – Zona Leste, próximo aos bairros da Mooca, Água Rasa, Vila Prudente, Jardim Avelino, Tatuapé, Vila Formosa, Vila Matilde e Penha.

Acupuntura:
Tratamento de dores como cefaléias, dores nas costas, tendinites, bursites, fibromialgia, tensões, stress, insônia, dores poliarticulares e etc.

Drenagem linfática:
Drenagem de edemas pós traumas, pós cirurgia plásticas e vasculares. A drenagem linfática manual é usada na estimulação da circulação linfática, ajudando o corpo a eliminar toxinas e melhorar a nutrição dos tecidos.

Fisioterapia Esporitva:
Amplo centro de reabilitação e fisioterapia para problemas ortopédicos , reumatológicos, pós operatórios de cirurgia do joelho, ombro, tornozelo e coluna vertebral com aparelhos de propriocepção de última geração e trabalho de preparação para esportes competitivos.

Hidroterapia:
Terapias aquáticas para lesões osteomusculares e pós operatórios ortopédicos, terapias para pacientes que necessitam de exercícios físicos de baixo impacto em piscina aquecida, construida especialmente para terapia com hidrobike.

Pilates:
É um metodo de condicionamento físico e consciência corporal, realizando exercícios de alongamento, fortalecimento, correção postural com foco na respiração correta, atuando também no tratamentode patologias da coluna e articulações.

RPG:
Exercícios para correção postural, tratamento de desvio de coluna como cifose, escoliose e lordose; hérnia de disco fibromialgia, etc.

A Drenagem Linfática Manual é uma técnica de massagem com movimentos leves, suaves, lentos e rítmicos, que trabalha estimulando o sistema linfático, mobilizando a linfa até os gânglios linfáticos e assim eliminando o excesso de líquido e toxinas do organismo. No caso de a circulação da linfa ficar prejudicada, ela se acumulará, causando o inchaço corporal.

A Drenagem é indicada quando há retenção de líquidos, linfedemas, na prevenção de fibro edema gelóide (celulite), TPM, em processos inflamatórios pós-cirúrgicos, no pós-operatório imediato de cirurgias plásticas

Leia mais: Drenagem Linfática Manual