O que a Drenagem Linfática Manual faz?

A Drenagem Linfática Manual é uma técnica de massagem com movimentos leves, suaves, lentos e rítmicos, que trabalha estimulando o sistema linfático, mobilizando a linfa até os gânglios linfáticos e assim eliminando o excesso de líquido e toxinas do organismo. No caso de a circulação da linfa ficar prejudicada, ela se acumulará, causando o inchaço corporal.

O profissional faz pressões leves e rítmicas em todo o corpo para drenar a linfa, que está localizada logo abaixo da pele, por tanto a drenagem linfática não é dolorida e não causa hematomas. O seus princípios são de coletar os líquidos presos entre as células, colocá-los nos vasos capilares e elimina-los.

É uma técnica relaxante, a qual ativa a circulação sanguínea, melhora a oxigenação das células, acelera a cicatrização dos tecidos, melhora o aspecto da pele e a nutrição dos tecidos, trazendo bem-estar imediato e seus efeitos perdurando por horas mesmo após o término da sessão de drenagem.

A Drenagem é indicada quando há retenção de líquidos, linfedemas, na prevenção de fibro edema gelóide (celulite), TPM, em processos inflamatórios pós-cirúrgicos, no pós-operatório imediato de cirurgias plásticas; favorecendo uma recuperação mais rápida e prevenindo aparecimento de fibroses.

Todavia, a massagem é contra-indicada para pessoas com histórico de tumor maligno, tuberculose e infecções agudas.