JOELHOS SAUDÁVEIS APÓS OS 40 ANOS

Dr. Douglas Rocha Russo

Ortopedia e Traumatologia Especialista

em Cirurgia de Pé e Tornozelo

Depois dos 40 anos de idade, a cartilagem dos joelhos começa a sofrer diminuição do líquido que a mantem (líquido sinovial) dando início a degeneração da cartilagem e subsequente desgaste. 

Praticar exercícios de impacto, negligenciar nos alongamentos, o excesso de peso e histórico genético também são fatores que intensificam o desgaste nesta região.

Com a idade, a massa muscular vai perdendo sua tonicidade e elasticidade e as sobrecargas recaem mais sobre as articulações que também estão ficando prejudicadas.

Nesta faixa etária, precisa intensificar os cuidados com as articulações e o recomendado é que antes de iniciar qualquer atividade física, procure um especialista para saber se tudo vai bem com os seus joelhos. 

Alguns esportes não serão recomendados aos pacientes que tem algum desvio, que tenha passado por alguma cirurgia ou não realizou a reabilitação de forma completa.

Portanto, uma vida saudável sempre é a melhor opção para evitar que estas patologias se instalem e se progridam ao longo do tempo.

Mantenha o condicionamento físico em dia e preste atenção a dor, ela servirá de alerta, e caso este incomodo seja frequente e notar um agravamento da intensidade da dor a ponto de alterar sua rotina, o melhor a fazer é procurar um especialista, descobrir a causa e iniciar o tratamento e recuperação o mais precoce possível.

A prática esportiva é de extrema importância para manter uma rotina saudável e equilibrada. Por isso, a cautela na execução dos exercícios e adotar os cuidados com a sua saúde ajudam a adaptar suas condições atuais em qualquer esporte.

© design e todos direitos by Appartdesign.com