ALGUNS MOVIMENTOS NAS ARTES MARCIAIS PODEM CAUSAR LESÕES NO JOELHO

Dr. Douglas Rocha Russo

Ortopedia e Traumatologia Especialista

em Cirurgia de Pé e Tornozelo

Um problema crescente associado com a prática de artes marciais são as lesões no joelho, a grande maioria das pessoas não procuram a orientação de um especialista para uma primeira avaliação e os cuidados necessários para o início da atividade.

os praticantes de artes marciais podem sofrer muitos tipos de lesões do tipo entorse do joelho. Estas lesões podem ser relativamente simples, tirando o atleta das atividades por semanas, ou complexas, sendo necessário o procedimento cirúrgico e um longo período de reabilitação, que pode durar meses. 

As lesões de ligamento cruzado anterior do joelho são muito comuns nos pacientes. Os movimentos rotacionais do corpo com o pé fixo ao solo, comumente levam ao entorse que pode ser simples de um estiramento do ligamento colateral medial à lesão total do lig. cruzado do joelho.

É necessário uma atenção especial e um maior cuidado com praticantes acima dos 35 anos ou que tenham lesões prévias no joelho, devendo ter um acompanhamento de especialista para orientar de forma adequada os cuidados com a prática escolhida. 

A orientação é que procure sempre reforçar e manter a musculatura forte da região do joelho, fazendo exercícios específicos orientados por um profissional e sempre fazer alongamento e aquecer antes de iniciar a atividade física escolhida.

© design e todos direitos by Appartdesign.com